O e-mail é um dos principais meios de comunicação e relacionamento para as empresas. Ele está presente em praticamente todas as etapas: marcar reuniões, atender um cliente, apresentar propostas e até fechar negócios. Não importa seu tamanho ou segmento, o uso do e-mail para sua empresa é indispensável.

Mesmo com o surgimento de outras tecnologias, essa ferramenta continua sendo o canal de comunicação mais utilizado pelos negócios. Dados da Statista apontam que 92% dos adultos utilizam o e-mail para se comunicarem. Isso quer dizer que os clientes podem entrar em contato por meio do e-mail para solicitar suporte, enviar feedbacks e pedir orçamentos.

Ter um e-mail acrescenta valor ao seu negócio, e hoje é imprescindível fortalecer a presença online. 

A força do e-mail para sua empresa 

O e-mail é uma das ferramentas mais poderosas para as empresas. Além de proporcionar uma maior credibilidade, é por meio dele que muitas ações de marketing e comerciais podem ser realizadas. Por exemplo, um e-mail enviado na hora certa pode ser decisivo para o fechamento de uma venda.

Quando devo utilizar?

importancia email profissional

O ideal é que você comece a utilizá-lo desde a abertura da sua empresa, independente do seu segmento de atuação e se o negócio é físico ou digital. Afinal, enviar uma mensagem para um fornecedor, cliente ou parceiro com o domínio da sua empresa confere muito mais profissionalismo ao seu negócio.

Pode parecer algo trivial, mas um simples e-mail com seu domínio proporciona muito mais confiança, principalmente quando é o primeiro contato com o cliente. Além disso, pode ser o diferencial para receber uma indicação de alguém interessado nos seus produtos e serviços.

Conheça as vantagens do e-mail para sua empresa

Ele oferece diversas vantagens, facilitando tanto a vida da empresa quanto dos colaboradores e clientes. Vale lembrar que, para ter um e-mail personalizado com o nome do seu negócio, você poderá procurar pelo auxílio de uma empresa que ofereça a criação e gerenciamento do e-mail corporativo da sua empresa.

1 – Credibilidade e profissionalismo

O e-mail faz parte da apresentação da sua empresa e muitas vezes, é por meio dele que ocorre o primeiro contato com um cliente ou fornecedor. Quando utilizado nesse formato o nível de confiança aumenta e conceitos positivos sobre a sua empresa são formados.

Geralmente, ele mostra que a sua empresa é comprometida com a qualidade da comunicação com o cliente. Seu destinatário se sente mais seguro ao trocar informações e as chances de fechar negócio são elevadas.

2 – Domínio próprio

Uma das maiores vantagens é poder enviar mensagens utilizando o nome da sua empresa. Isso torna sua comunicação muito mais profissional.

Além disso, quando o e-mail carrega o nome da marca, as chances de serem rejeitados ou caírem na caixa de spam são reduzidas.

3 – Reconhecimento

Mesmo parecendo algo simples, mas ao criar e utilizar um e-mail para sua empresa, você e sua equipe divulgarão a sua marca. Assim, a empresa passa a ter uma visibilidade muito maior e a sua marca é fixada pelos clientes.

Ainda há vantagens em relação ao seu reconhecimento na web. Ao utilizar um e-mail com o domínio da sua empresa, a sua autoridade aumenta, podendo repercutir, inclusive, em seu posicionamento orgânico nos buscadores.

4 – Segurança

Atualmente é cada vez maior o número de golpes online, principalmente por meio de e-mails. São tentativas envolvendo o pagamento de boletos falsos que podem ser enviados para os seus clientes e mensagens pedindo para clicar ou baixar documentos maliciosos utilizando endereços de e-mail falsos para este fim.

Quando você utiliza um serviço de e-mail pessoal, este tipo de situação pode ser muito comum. Porém, ao utilizar um serviço de e-mail, as chances de invasão e vazamento de informações são drasticamente reduzidas.

5 – Armazenamento e gestão das contas

Você não terá mais o problema de não receber uma mensagem de um cliente ou fornecedor porque sua caixa de entrada atingiu o limite de armazenamento, ou seja, está cheia. Quando se utilizam e-mails pessoais, esta situação é muito comum, pois eles têm um armazenamento bastante limitado.

Além disso, a gestão das contas se torna muito mais ágil, podendo criar novos e-mails, excluir contas antigas e também controlar todo o fluxo de informações. Isso permite manter a privacidade e a segurança do seu negócio, além de evitar problemas como vazamento de dados.

6 – Suporte

Outra grande vantagem dos e-mails diz respeito ao suporte. Caso, algum imprevisto aconteça ou precise tirar qualquer dúvida, você pode contar com os prestadores deste serviço.

Ainda, se você precisar realizar alguma integração ou configuração de envio, todos os dados deverão ser fornecidos pela empresa servidora, até mesmo um tutorial para configuração.

Independentemente do tamanho da sua empresa, contar com o uso do e-mail é essencial. Além de fortalecer a sua marca e garantir mais segurança, suas estratégias vendas serão muito mais efetivas.

Conclusão

Como vimos em nosso artigo, o email profissional não é apenas uma forma de você levar sua marca aos clientes, mas principalmente é também uma forma de criar certa autoridade em relação ao seu produto/serviço.

Mostrar que a empresa é organizada é apenas um dos pilares que sustentam a imagem da sua marca. Quando se cria um site, é normal que empresas sejam conhecidas por seu nome, que geralmente é o endereço digital. Dessa mesma forma, sempre tente manter contato com o seu email profissional, aquele que mostra que você faz parte da sua marca.